________________________________________

As sementes do Reino de Deus

23 de fevereiro de 2014

O cristão deve conhecer a si mesmo. O autoconhecimento, porém, que ele deve ter, é menos de suas capacidades e características intrínsecas e mais de suas potencialidades espirituais. Isso porque são estas que se referem não apenas ao que somos, mas àquilo no que nos transformamos. Podemos dizer que o cristão não é aquilo que atualmente aparenta ser, mas aquilo no que ele está se tornando.

E essa transformação que opera no interior do ser individual não é obra do exercício humano. Não há forças humanas que podem causar qualquer evolução nas profundezas da alma. Tal força é exclusiva de algo superior, transcendente e eterno, e esse poder é chamado, nas Escrituras, de Reino de Deus.

Se alguém almeja um crescimento espiritual, se espera aproximar-se do celeste, é bom entender que não são seus esforços espirituais* que o conduzirão, ao menos não por si mesmos, a tal elevação. É o poder transformador do próprio Reino de Deus, que, agindo no ser humano, faz ele, como Paulo expressa: "de glória em glória", experimentar a invisível mudança do ser.

O homem é uma terra fértil. As sementes do Reino, quando nele plantadas, crescem, até tornarem-se evidentemente reconhecíveis. Mas a força intrínseca para tal crescimento não está na terra, e sim na própria semente. A terra dá as condições para seu crescimento, mas toda a potencialidade do crescimento e do que o germe se tornará estão nele mesmo.

O orgulho, portanto, é afastado de plano. Se o indivíduo não possui, em si mesmo, poder algum que o possa elevar até Deus, todo louvor, quando isso acontece, só pode ser dado ao promotor do crescimento e da elevação. Se o Reino de Deus possui forças próprias que conduzem o homem até seu Criador, cabe a este homem somente receber o Reino dentro de si e o restante acontecerá.

No entanto, uma semente apenas cresce, com o vigor de sua plena potencialidade, quando semeada em terra funda, onde possa fincar raízes e possa expandir seu tronco e seus ramos e depois frutificar. O cristão, portanto, para poder testemunhar o crescimento do homem espiritual nascente, deve absorver a verdade cristã, como terra fértil, no profundo de seu ser, de forma que o Reino de Deus possa enraizar-se em seu interior e desenvolver-se como árvore frondosa.

_____
* Falarei, mais adiante, sobre a função dos exercícios espirituais.

Um comentário:

  1. O caminho do crescimento espiritual de todo os cristãos sempre será, enquanto aqui nessa vida, um continuo "vim-a-ser" algo que o impulsionar a seguir mais adiante, mais para o alto e mais para Deus. Por isso o Cristão nunca deva se dá por satisfeito, ou seja, não podemos "estacionar" em nossa vida espiritual, achando que, no ponto que atualmente chegamos já é o suficiente,Belíssima reflexão Professor Fabio...

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Portanto, anônimos, estúpidos ou inconvenientes não serão publicados.