________________________________________

Antes rejeitar do que conquistar


01/11/2013 - Há uma herança cultural maléfica que assumimos como parte de nossa vida. A malemolência e malandragem brasileiras, sua preguiça esperta, a superficialidade, a busca de sucesso por meio de atalhos, uma obsessão por reconhecimento, a ingratidão contumaz e a inveja do sucesso alheio.

*****

Todos os povos têm seus vícios. Os nossos, porém, ao menos para mim, são insuportáveis. Acho que todo brasileiro, antes de traçar qualquer plano de conquistas, deveria fazer um esforço e um planejamento de superação desses males.

Boa parte de nós chega à meia-idade não como convém a uma pessoa em desenvolvimento: mais sábia, mais consciente e mais equilibrada. Vejo demasiados exemplos de senhores e senhoras que ao invés de fortalecerem as virtudes, multiplicaram os defeitos.

Há uma herança cultural maléfica que assumimos como parte de nossa vida. A malemolência e malandragem brasileiras, sua preguiça esperta, a superficialidade, a busca de sucesso por meio de atalhos, uma obsessão por reconhecimento, a ingratidão contumaz e a inveja do sucesso alheio.

Não quero traçar uma quadro demasiado negativo de nós mesmos, mas pretendo alertar para um problema crônico que existe em nossa sociedade e que, individualmente, precisamos lutar muito para nos desvencilhar dele.

Sabe o que é chegar aos 50 anos e perceber que você perdeu várias coisas na vida apenas porque se deixou contaminar pelos vícios do meio que vive? É assim que muitos brasileiros se sentem - pelo menos quando percebem que algo está errado, porque muitos sequer chegam perto dessa percepção.

Falando bem sério - vamos parar de brincar?

Antes de planejar o que você vai fazer, o que vai ser e o que pretende obter, por que não planeja o que você precisa rejeitar? Se tiver sucesso nesta empreitada, as conquistas virão naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Portanto, anônimos, estúpidos ou inconvenientes não serão publicados.