________________________________________

Curso de Espiritualidade Cristã (online e presencial)

O mundo moderno apresenta diversas concepções de espiritualidade, quase todas ligadas a um misticismo sensitivo e pouco racional.

Mesmo grande parte das igrejas cristãs não conseguiu escapar desse modelo, também absorvendo essa ideia de espiritualismo prático e exterior.

O cristianismo, porém, apresenta uma ideia de espiritualidade muito mais profunda, que possui sua referência no conhecimento e na interioridade.

É sobre esta visão de espiritualidade que trato neste curso.

Aguardo vocês.

Fabio

Temas das aulas:

As origens da percepção da alma:

Nos primeiros tempos, os homens não tinham uma noção bem formada do que seria a alma. Analisando a história da humanidade, percebe-se um desenvolvimento dessa noção e uma formação da ideia sobre alma e espírito que conduz ao entendimento de espiritualidade gnóstica, como é vista hoje em dia. Nesta aula, o aluno compreenderá a evolução até a ideia moderna sobre espiritualidade, passando pelo desvio em relação a concepção cristã sobre o tema.

A concepção paulina sobre carne e espírito

O apóstolo Paulo apresenta as noções de carne e espírito de uma maneira que, às vezes, as pessoas confundem com a antiga visão estóica sobre o tema. Isso afeta diretamente a visão sobre espiritualidade. Nesta aula, o aluno compreenderá como Paulo entendia os termos carne e espírito e como isso explica o que é espiritualidade cristã.

Conhecimento espiritual:

Espiritualidade, segundo a visão cristã, de maneira alguma prescinde da inteligência. Pelo contrário, há uma relação íntima entre o que é conhecimento e o que é espiritualidade. Pode-se dizer, inclusive, que espiritualidade é uma forma de inteligência. Nesta aula o aluno entenderá a espiritualidade como algo intimamente relacionado com a inteligência e o conhecimento.

Liberdade espiritual:

Espiritualidade é uma forma de libertação. Porém, diferente da noção gnóstica, a liberdade espiritual cristã não é um abandono do corpo, nem uma negação da matéria, mas algo muito mais interior e ligado à inteligência. Nesta aula o aluno compreenderá como o homem pode ser livre, simplesmente sendo mais espiritual.