________________________________________

O que é espiritualidade

30 de outubro de 2012

A espiritualidade não se refere, nunca, a uma maneira de viver. Mesmo que a maneira de viver possa ser reflexo de uma vida espiritual, esta não está relacionada com o agir, mas com o pensar. Isso porque as coisas do espírito são aquelas relativas ao aspecto imaterial da existência e que relaciona os seres por meio de suas interioridades. Portanto, o grau de espiritualidade apenas pode ser medido pela profundidade da interiorização que cada indivíduo experimenta.

Pessoas não espiritualizadas são aquelas que agem e pensam apenas no nível do sensível. Tudo o que se refere aos aspectos abstrativos ou invisíveis, os quais apenas podem ser compreendidos pela atividade do espírito, para elas é como se não existisse. Estão, na verdade, incapacitadas para a percepção de qualquer coisa além do que seus sentidos podem identificar.

Nesse sentido, os que buscam qualquer tipo de espiritualização por meio de práticas exteriores, jamais alcançam alguma verdade espiritual. Quem faz isso simplesmente pratica um esoterismo gnóstico. Sua tentativa, ademais, é inócua, pois os movimentos exteriores são de natureza inferior à espiritual e, por isso, incapazes de conduzir alguém à espiritualidade.

Não que os chamados exercícios espirituais não sejam de alguma utilidade. Pelo contrário, são a preparação do corpo, porém não para conduzir o espírito, mas, somente, para não atrapalhá-lo.

O homem espiritual é aquele que, cada vez mais, compreende as coisas do espírito. Estas, com efeito, são as realidades que subsistem independentemente dos atos exteriores. Quem busca a espiritualidade, na verdade, busca estar em Cristo, mergulhado em seu ser, batizado em seu Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Portanto, anônimos, estúpidos ou inconvenientes não serão publicados.